sábado, 29 de janeiro de 2011

Planejamento Inicial


Começo de ano é assim, ó: todos os professores repensam o que foi feito no ano anterior, o que deu certo, o que não deu e o que a gente pode fazer pra dar. E todos usam o ano novo pra recarregar a bateria e começar de novo pronto pra tudo e qualquer coisa. Isso inclui um novo planejamento.


Então vamos nos organizar?

Eventos de início de ano:
  1. Reunião pedagógica
  2. Reunião com os responsáveis
  3. Primeiro dia de aula

1 - Reunião Pedagógica




Aproveite para descobrir TUDO o que a instituição espera de você, tirar todas as suas dúvidas (funcionamento e metodologia da escola, como utilizar os materiais cedidos, etc) e anotar tudo que considerar importante. É de se esperar que a escola entregue um calendário pedagógico com os eventos previstos para o ano, por isso aconselho a montar o planejamento anual de sua turma somente depois dessa reunião com os professores. É basicamente isso, você vai escutar mais do que falar, com certeza.





2 - Reunião com os Responsáveis



Se queremos manter um bom relacionamento com os pais dos nossos alunos, o primeiro passo é fornecendo e participando de uma boa reunião no início do ano. Como assim boa? Boa no aspecto de relação entre vocês, assim ambas as partes se sentirão à vontade para qualquer contato possível.
Aqui sim você fala bastante! Cá entre nós, os pais também, rs. Montei um roteiro que considero esencial em qualquer reunião para atingir os objetivos básicos no encontro de primeiro ano:
  • Fale sobre sua forma de trabalhar e quais os seus objetivos com a turma.
  • Deixe os pais visualizarem o material de trabalho.
  • Fale sobre o quanto é importante a presença dos pais na vivência escolar da criança e sua participação nos eventos da escola - não custa nada relembrar.
  • Dê aos pais um momento para fazerem perguntas e tirarem suas dúvidas
  • Aproveite para falar sobre o material escolar, que deve ser completo. E se caso queira adicionar algo que não está na lista oficial da escola para os pais comprarem, tendo a permissão da direção, essa é a hora de comunicar.
  • Essa é opicional: Faça uma enquete com perguntas sobre a vida dos filhos (o que gosta de fazer, comer, brincar .. tudo que você imaginar). Isso fará com que você conheça mais cada criança e, automaticamente, como trabalhar com ela.



 3 - Primeiro dia de aula



O evento mais importante, esse acontecimento pode fazer com que seu ano letivo seja uma beleza ou um tormento. Mas é necessário uma preparação: antes do primeiro dia de aula analise a ficha dos alunos na escola e pense numa forma de cria uma recepção onde todos se divirtam (principalmente para crianças novas e aquelas que "desacostumam" da escola graças ao longo período de férias) para que não sintam medo da escola. Pode ser uma brinquedoteca turbinada de jogos ou um filme muito legal e aconchegante, o importante é fazer com que as crianças se sintam bem em sala desde o primeiro momento. Assim você conquista a confiança delas e fica bem mais fácil seguir com os planejamentos.




É isso meninas!
Estão preparados para mais um ano letivo?
Estou tão ansiosa, mal posso esperar.


Um grande beijo!



Obs: As fotos são de escolas reais, clique nas imagens para seus respectivos links.

2 comentários:

  1. EI MOÇA!!!
    andei um pouco sumida, mas ja estou de volta...
    lindo seu blog...
    bjokas...

    ResponderExcluir
  2. >> Rialda Telles

    Muito obrigada fofaa, seja sempre bem-vinda :3

    ResponderExcluir