quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Organizando salas!


Hoje vamos falar dos tipos de organização escolar!
Uma coisa que eu adoro muito mas que me faz espirrar bastante.

Neste post eu vou falar sobre a organização pedagógica (prós e contras), porque enfeitar cada um faz do seu jeito, não é mesmo?

Que eu conheça existem dois jeitos de organizar o espaço escolar em relação às aulas: o Tradicional e o Rodízio. Vamos ver qual é o melhor?


Tradicional
O tradicional todos conhecem. É onde a sala pertence somente à uma turma, do início ao final do ano.


Prós:
  • Você tem uma sala somente sua onde você enfeita da forma que quiser!
  • O espaço, por pertencer à somente uma turma, pode ser totalmente utilizado à favor dela, com murais, chamadinhas, etc..
  • Qualquer tipo de atividade pode ser feita nesse espaço.

Contras:
  • As crianças acham massante passar o dia inteiro na mesma sala.
  • Todo o material estará lá, então o número de coisas a se organizar no mesmo lugar é bem grande e pode formar uma bagunçinha.


Rodízio
No rodízio não existe sala pra cada turma. Cada sala vai aderir a um tema e todas as turmas vão passar por todas as salas no mesmo dia, mas em horário diferentes.



Prós:
  • As crianças vão adorar o troca-troca de salas e estarão mais entusiasmadas em realizar as atividades.
  • Cada sala tem o seu propósito, então os materiais já estão organizados o que facilita o uso.
  • Além dos materiais o espaço também é voltado pra realização específica de uma atividade.

Contras:
  • Você não pode usar da sala como bem entender, já que ela será compartilhada por todos.
  • O material também, por estar disponível nas salas, será compartilhado por todas as turmas.


Definir qual o melhor método é característico da escola, pois os dois tem prós muito fortes! E contras também.
Ano passado eu adorava o rodízio, mas esse ano eu prefiro o tradicional mesmo .. será que ano que vem muda? xD



Mil beijos!

5 comentários:

  1. Oi minha linda, td bom??
    Vim avisá-la que tem selinhos pra vc no meu blog, são de coração!
    Seu blog esta muito lindo,amei, parabéns.
    Bjinhos
    Sil

    ResponderExcluir
  2. Olá! Obrigada pelo carinho sobre o selinho de qualidade! Tem selinho pra vc no meu blog, passa lá! Bjo grande!

    ResponderExcluir
  3. >> Sil e Débora

    MUITO OBRIGADA MENINAAAAAS!! *-*
    Chego a ficar emocionada com o carinho de vocês.
    Vocês são demais por isso seus blogs são o máximo!

    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Estou passando por aqui para parabenizá-la pelo blog.
    Aproveito para dizer que em alguns lugares está escrito pós no lugar de prós, se puderes verificar ;)
    É isso, obrigada por compartilhar!

    http://encantamentosdaliteratura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. >> Gabriela

    Ah que fofa!
    Muito obrigada já verifiquei esse errinho.

    Beijus! :3

    ResponderExcluir